A deputada federal Fátima Bezerra, participou neste final de semana do 4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores em Brasília. O Congresso do PT que acontece este ano de forma extraordinária tem como tema a reforma estatutária do Partido dos Trabalhadores.
Na noite da sexta-feira (02/09) participaram da abertura do Congresso o presidente do PT Rui Falcão (confira o discurso aqui) a presidenta Dilma, o ex-presidente Lula, além de senadores, governadores, prefeitos e deputados do PT.
Na manhã do sábado (03/09) a deputada participou do debate de conjuntura representando a tendência Movimento PT “É preciso que o PT centralize o debate da reforma política, defendendo o financiamento público exclusivo, voto em lista e mais mulheres na política. Temos que também aprovar no Congresso do PT a defesa dos 10% do PIB para a educação, fazendo isso é uma homenagem que o PT faz á militantes como Paulo Freire e Florestan Fernandes que tanto defenderam a educação e tanto construíram este partido”.
O Congresso do PT decidiu fazer mudanças significativas em relação ao seu estatuto como à questão das composições das delegações e direção que a partir de agora deve ser composta com pelo menos 50% de mulheres, 20% de juventude e 20% de negros e negras.
No que diz respeito á eleições 2012 e política de alianças o PT decidiu que irá fazer todo o esforço para aumentar seu número de prefeitos e sua bancada de vereadores. Também decidiu continuar a política de aliança para as eleições 2012 com partidos da base aliada do Governo Dilma, mantendo assim a proibição de alianças com o DEM, PSDB e PPS.
O Congresso também avaliou positivamente os 8 anos de Governo Lula e os 8 meses de Governo Dilma. Fátima comentou a avaliação do PT “O que está em curso agora é não só dar continuidade ao legado do Governo Lula aos brasileiros, mas avançar na consolidação do projeto de desenvolvimento nacional com distribuição de renda, geração de emprego e educação com qualidade”. Em relação ao governo Dilma, o PT também aprovou defender a criação da Comissão da Verdade, a aprovação da emenda 29, dos 10% do PIB para a educação e a regulamentação dos meios de comunicação.
Fonte: Blog de Fátima
Nenhum comentário:
Postar um comentário