quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Tucanos são elitistas e defensores dos milionários, diz líder do PT

Paulo Teixeira criticou o elitismo do PSDB e chamou o partido de defensor dos banqueiros e dos milionários do país
O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), criticou na noite de ontem (28) o elitismo do PSDB e chamou o partido de “defensor dos banqueiros” e dos milionários do país. Em intervenção no plenário, ele questionou a postura tucana refratária à discussão sobre novos tributos, com o aumento do imposto dos ricos, como tem ocorrido na Europa e nos Estados Unidos.
“Os tucanos não querem discutir a existência, no Brasil, de um sistema tributário injusto, que é mole com os detentores de grandes fortunas, os banqueiros e os que têm grandes patrimônios, mas prejudicial à classe média e aos pobres”, comentou Paulo Teixeira.
Ele lembrou que os pobres pagam mais impostos proporcionalmente à renda que têm do que os ricos, numa inversão total dos valores. Um dos motivos é que a arrecadação tributária é feita por meio de impostos indiretos, que incidem sobre o consumo e são embutidos nos preços.
”A tributação brasileira incide sobre o consumo e quem consome são os pobres, que comprometem 30% da sua renda em impostos, e não sobre renda e sobre o patrimônio dos ricos, que pagam 10% da sua renda”, disse o Teixeira.
O líder do PT também rebateu a instrumentalização que os tucanos tentam fazer a respeito do histórico problema de corrupção no País. Ele lembrou que o governo Dilma Rousseff- como fez o do ex-presidente Luiz Inácio Lula das Silva - tem -se empenhado no combate à corrupção. Em contrate, lembrou o líder, o governo tucano de São Paulo, às voltas com inúmeras denúncias de desvios de recursos, superfaturamentos e outras irregularidades, não enfrenta o problema .
“O PSDB tem que apurar as irregularidades e escândalos ali no seu governo do Estado de São Paulo antes de vir aqui com uma vassoura na mão, ressuscitando o moralismo do Jânio Quadros, da velha UDN”, disse o líder. Lembrou também que o governo tucano de Minas Gerais está igualmente envolvido em denúncias de irregularidades, além de uma política de baixa remuneração que levou professores estaduais a uma greve de quatro meses.
Ele lembrou os tucanos estão tão perdidos que até uma pesquisa interna encomendada pelo PSDB mostra que a presidenta Dilma Rousseff seria eleita em primeiro turno, se as eleições fossem hoje. ” Ela cresceu na intenção de votos e na aprovação junto ao eleitorado e junto à sociedade brasileira”.
O líder observou que, na contramão da Europa e dos EUA, que já perderam 20 milhões de empregos, o Brasil gerou neste ano mais de 1,4 milhão de postos de trabalho. “Enquanto os EUA vivem uma recessão e o crescimento na Europa é negativo, o Brasil cresce”.
Teixeira conclamou os tucanos e outros partidos de oposição à responsabilidade, para que se possa construir um Brasil desenvolvido tecnológica, econômica e socialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário